DAKAR 2011 JÁ MEXE

by

Pampas e deserto do Atacama, mais as alturas dos Andes, são outra vez o prato forte do Dakar 2011 que estará na estrada entre 2 e 15 de Janeiro do próximo ano.

Pela terceira vez consecutiva, serão Argentina e Chile a receber em 2011 mais uma edição do “Dakar”. O ACO, clube organizador, deu a conhecer os primeiros traços gerais do percurso, onde a tradição de dureza não se perde. O mote do “Dakar”, que entrará na quinta década de existência, mantém-se sempre o mesmo: espere o inesperado e a próxima edição é sempre a mais dura!

Um dos destaques do Dakar 2011 será a inclusão de mais etapas no Deserto do Atacama, chegando-se mais a Norte daquela que é tida como uma das regiões mais secas do Mundo. Os concorrentes vão percorrer muitos quilómetros no Chile, sendo que desta feita quase tocam nas fronteiras com o Peru e a Bolívia. E será exactamente na última etapa antes do dia de descanso que os concorrentes vão chegar à cidade de Arica, numa zona onde o deserto do Atacama apresenta características bem diferentes, a começar pelo calor, com “picos” que podem chegar aos 50 graus.

Uma vez mais, a partida será dada de Buenos Aires, a capital argentina, no dia 2 de Janeiro. A primeira etapa terá lugar entre Victoria e Córdoba, terreno conhecido dos que já fizeram a prova por estas paragens. Mas de imediato há novidades com uma viagem pelas Sierra Pampeanas, através de San Miguel Tucuman e San Salvador de Jujuy, caminhando por troços novos até à fronteira com a Bolívia. Dai o Dakar 2011 segue pelos Andes até ao Chile e entra de imediato no Atacama. A primeira etapa nesse deserto termina em Calama, havendo ainda mais duas, em direcção a norte, até Arica, onde acontecerá o dia de descanso.

Segue-se a descida do Atacama por caminhos já mais conhecidos. Tiradas a acabarem em Antofagasta e Copiapó, que marca a passagem pelo Chile.

Após cruzar outra vez os Andes, agora não em Paso de Jama mas sim no Paso de San Francisco, a prova regressar à Argentina para as areias brancas de Fiambalá. A terminar, etapas com finais nas cidades de San Juan e Córdoba, estando a chegada agendada de novo para Buenos Aires a 15 de Janeiro.

Fonte: Eurosport
Anúncios

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s