ECONOMIA MUNDIAL COM 50% DE HIPOTESES DE COLAPSO

by

De acordo com o prémio Nobel de Ciências Económicas, Michael Spence, a economia mundial tem 50% de hipóteses de entrar em recessão, uma vez que o crescimento da Europa e dos Estados Unidos estagnou.

“Estou bastante preocupado”, disse Spence ontem numa entrevista ao canal televisivo da Bloomberg. “A combinação de uma queda na Europa e nos Estados Unidos, onde se situam uma grande parte das economias industrializadas”, está a contribuir para a previsão deste cenário, analisou Spence, citado pela Bloomberg.

“Tenho quase a certeza de que a queda destas economias irá conduzir à queda do crescimento da China, em particular, e isso irá espalhar-se imediatamente às restantes economias emergentes”, continuou Michael Spence, advertindo que a probabilidade deste cenário ocorrer “é de cerca de 50%”.

A análise de Spence surge após os cortes das previsões de crescimento global de algumas instituições, tais como o Citigroup e o UBS. Os cortes ocorreram no seguimento da reunião dos banqueiros centrais de todo o mundo em Jackson Hole, em Wyoming, que teve início ontem. Ao contrário do sucedido na crise financeira de 2008, quando a China amorteceu a sua queda com um programa de estímulos à economia, desta vez o país apenas será capaz de “acalmar a sua economia doméstica”, refere Spence.

A China “não pode compensar o tipo de quebra na procura que irá surgir com a recessão das economias avançadas”, conclui o prémio Nobel de Ciências Económicas Michael Spence.

Fonte: Blogue “A Máfia Portuguesa”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s