O Voto e a sua Disciplina

by

Numa qualquer sociedade dita desenvolvida o conceito de disciplina é à muito apregoado. Seja a nível social seja a nível económico estas sociedades estão formatadas para o sucesso, mantendo a diversidade da mesma. No entanto estamos a falar do conceito de disciplina sem muitas das vezes entendermos o seu significado. Na verdade o conceito de disciplina pode ter diferentes conotações, dependendo do contexto onde está inserido. Ora vejamos: o conceito de disciplina, no contexto militar, é considerado uma qualidade a ser seguida pelos soldados, com o objectivo de torná-los aptos a não se desviarem de uma determinada conduta padrão, desejável para o bem comum do regimento, mesmo em situações de pressão extrema. No conceito de educação a disciplina pode ser considerada matéria, aula ou cadeira, como também pode indicar a disposição dos alunos em seguir os ensinamentos e as regras de comportamento. Na realidade a palavra disciplina tem a mesma etimologia da palavra discípulo, que significa ” aquele que segue”. É importante entender a etimologia das palavras, isto é a origem da palavra, de modo a evitar erros disciplinares de utilização das palavras. Ora a palavra disciplina deriva de “discípulo” e tanto uma como a outra, ambas derivam do termo latino “pupilo” que por etimologia significa instruir, educar, treinar, dando a ideia de modelagem. Num conceito prático a disciplina é uma aplicação prática de uma determinada conduta, imposta por um determinado conjunto de regras. Ora todo o que seja disciplinado é controlado uma vez que se faz valer pelo conjunto de regras previamente estipuladas. Quando se fala de um objectivo a atingir, estamos a moldar um conjunto de regras de modo a atingir o patamar pretendido. Ora a adopção de determinadas politicas com o objectivo de atingir determinado patamar, no contexto das sociedades, projecta a sociedade para um patamar disciplinado e cumpridor das políticas determinadas, mas mantendo a sua diversidade.

Numa outra vertente o voto é um direito atribuído a um indivíduo com o objectivo de expressar a sua opinião. Essa opinião dependendo da situação ou contexto pode ser expressa de várias formas. Por exemplo num grupo de pessoas a escolha colectiva desse mesmo grupo pode ser seleccionada por um sistema de voto, de modo a encontrar algo em comum. A maneira mais comum de votação é aquela na qual há um conjunto com um número inteiro de opções e cada indivíduo escolhe uma delas, ou seja, cada um vota na sua opção candidata preferida. A opção vencedora é a que receber mais votos. A adopção de sistemas de voto em sociedades democráticas é uma forma de um qualquer indivíduo poder expressão a sua opinião. Do somatório das opiniões individuais resulta a opinião do grupo. A democracia do mundo moderno tem como premissa a existência de um corpo eleitoral periodicamente renovado e de um eleitorado composto por aqueles que têm direito de votar. Não há representação política sem eleição.

Por outro lado parece me que cada vez mais se utiliza os dois conceitos, o voto e a disciplina simultaneamente, fazendo crer que são um conjunto inseparáveis. O que a este novo conjunto traz um novo conceito. Estamos a falar da disciplina de voto. Ora este conceito que se faz crer em situações de opinião controlada. No contexto de grupo, isto quer dizer que a opinião individual de um elemento do grupo é disciplinada para um conjunto de orientações, definidas pelo grupo, mesmo quando o indivíduo não concorde individualmente com essas orientações. Ora se um indivíduo não concorda com as orientações para a qual está a ser disciplinado, afinal o que faz o indivíduo nesse grupo?!…Alem de só contribuir para a quantidade do grupo, na realidade torna-se uma gordura do mesmo. Entendo que é contra a natureza. A diversidade e a originalidade são um dos maiores trunfos da natureza. Alguém conhece um ser vivo que seja igual a outro ser vivo?!…Não vale a pena procurarem porque não existe.

A disciplina de voto é contra a natureza dos próprios indivíduos, uma vez que a moldagem é o oposto da originalidade. Impõe-se voto disciplinar á disciplina de voto.

Anúncios

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s