Faleceu o Padre Júlio Tropa

by

Faleceu hoje o Padre Júlio Tropa, um dos homens que mais fez, no Algarve e em particular no concelho de Faro, na área da acção social, em particular no apoio aos mais idosos e às crianças.

Entre muitas histórias que se vão publicando sobre a sua vida frutuosa deestaco esta:
“A autarquia, que lembra a atribuição ao falecido da Medalha de Mérito – Grau Ouro em 2002, recorda a “humildade” que caracterizava o sacerdote, a propósito da homenagem que lhe foi prestada em agosto passado pela Junta de Freguesia de Estoi.
“Depois de teres feito o que devias fazer, considera-te servo inútil”, afirmou na altura, com base numa citação da Bíblia”.
A sua dinâmica, a sua preocupação pela acção social, em geral, e pela situação de cada um em particular, o seu sorriso quase permanente, sempre a falar com todos com um sorriso nos lábios, com uma enorme mansidão e paz, mesmo nos momentos mais complicados.
Hoje, há exactamente 3 anos atrás, o Padre Júlio Tropa (depois de já me ter casado há 10 anos atrás e de ter baptizado o meu 1º filho há 9 anos atrás) estava baptizar a minha filha, em Estói.
Também como advogado pude apoiá-lo em algumas situações concretas, espantado pelo seu dinamismo e pela forma determinada como se metia nas coisas e como fazia mexer as pessoas em favor das suas causas.
Agora, certamente do Céu irá velar pela sua obra social, mas também pelos muitos casais que casou, pelos muitos que baptizou.
Um homem que, nas freguesias de Estói e Santa Barbara de Nexe, começou por ser odiado e acabou amado por cada um dos filhos da terra a quem tratava por tu, conhecia como a palma da mão e a todos procurava ajudar e só não ajudava mais porque o dia, para ele, não chegava para tudo o que tinha por fazer.
Uma referência, um grande exemplo e, por isso, uma grande perda.

Aqui fica o comunicado (muito bom, diga-se) emitido pela Câmara Municipal de Faro

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s